Foi solicitado às formandas que elaborassem um texto abordando, identificando e relacionando o uso do computador com variáveis sociais ligadas aos indivíduos e que reflicta sobre o impacto deste nas empresas, tanto nas perspectivas da empresa como do trabalhador.
Texto de Elisabete Costa
Os computadores podem executar uma grande quantidade de funções como o processamento de palavras, composições digitais de áudio e vídeo, internet, comunicação e trabalhos em rede. A capacidade do processamento das palavras dos computadores inclui a correção automática de erros de soletração e de gramática. A internet é uma das grandes invenções dos seres humanos. Ele conecta uma infinidade de computadores da mesma maneira na web.
O impacto do computador a nível social, tornou-se bastante importante pelos benefícios e facilitismos que este trouxe, para a sociedade, a nível das empresas, vemos uma evolução extraordinária ao longo destes anos, certo é que encontramos aspectos positivos e negativos, nos aspectos positivos poderemos encontrar vários factores. Com a implantação dos computadores nas empresas, reparamos que estes vieram ajudar em funções tanto básicas como complexas, num escritório o que se fazia manualmente passou a ser feito através dos computadores, as contas dos trabalhadores, cartas, documentos, contabilidade, etc., tornando-se mais cómodo e menos moroso, trabalhos que demoravam dias, com o auxílio desta tecnologia faz-se em poucas horas.
Há também um controle dos funcionários, vendo a produtividade de cada um, acabando pela empresa ter um maior rendimento.
Mas no aspecto negativo podemos reparar que houve uma redução de funcionários, aumentando o desemprego neste e noutros sectores, com a inteligência artificial do computador, a inteligência humana acomoda-se ao facilitismo de que o computador nos traz, acabando por não utilizar o seu próprio raciocínio, pelo motivo do computador fazer a própria correcção ortográfica.
Dentro da empresa na parte fabril também vemos, as tarefas que se efectuavam com algum custo a ser realizadas de forma mais rápida e com melhor qualidade e precisão. Com novas máquinas, que tornam mais fácil o trabalho do operário, no entanto tornamos a falar, que os trabalhos mais demorados acabam por ser efectuados em menos tempo e com mais qualidade, acabando por necessitar de menos trabalhadores, tudo isto devido ao constante progresso das tecnologias.
Todos estes computadores e máquinas envolventes, sofreram ao longo dos tempos estrondosas modificações. Podemos reparar na evolução que o computador teve, antigamente um computador ocupava uma sala inteira, hoje em dia podemos levá-los no bolso, como a evolução é uma constante, os topo de gama hoje, daqui a uns anos serão obsoletos.
Tendo isto em conta as empresas, deverão estar em constante actualização, devendo procurar as novas tecnologias que vão surgindo constantemente.
No entanto uma das desvantagens é que estar actualizado a nível dos novos softwares torna-se por vezes dispendioso.
Actualmente já não passamos sem os computadores quer a nível pessoal quer a nível profissional. Desde cedo existe a possibilidade de se ter acesso a um computador, coisa que não acontecia à uns anos atrás. Poderemos reparar em crianças de tenra idade a utilizar o complexo mundo do computador, com uma facilidade incrível.
Também com a ajuda do nosso governo facilita a compra de computadores acabando por auxiliar as famílias mais carenciadas, tornando mais fácil para estas crianças ingressarem no mundo da informática.
Mas no entanto torna-se uma desvantagem e vantagem ao mesmo tempo porque, para além de desenvolverem a sua capacidade intelectual, torna-se um hábito viciante.
No entanto há uns anos atrás, o computador não era utilizado com tanta frequência nem se dava a devida importância, muitas das vezes por razões económicas, nem qualquer um tinha poder económico para comprar um. Hoje em dia ter um computador acaba por ser banal, claro que ainda existe muita dificuldade em usá-lo, podemos ver isso em certas faixas etárias como nos mais idosos, como nunca tiveram a necessidade de usar o computador este mundo torna-se intransponível, acabando muitas vezes alguns desses idosos colmatar esta falha apostando na formação, para se manterem actualizados em relação às novas tecnologias, acabando por estes conhecimentos de informática serem preciosos porque os idosos acabam por torná-lo como um meio de “matar o tempo”e sendo uma imprescindível companhia.
Com o surgimento do computador e de máquinas computorizadas muitas pessoas pensaram que estes lhes iriam roubar o emprego, por um lado este pensamento está correcto, houve muitos trabalhos que deixaram de existir, mas também renasceram novos trabalhos e empregos, havendo muitos empregos que utilizam os computadores, em muitos deles torna-se uma mais-valia porque facilitam o nosso quotidiano e as empresas em si falo das finanças, segurança social… em que antigamente as empresas gastavam o seu tempo indo a estes locais e hoje em dia não precisam de sair das próprias empresas porque aquilo que faziam com a deslocação a estes locais agora fazem-no através dos seus computadores.
Muitos empresários usam o computador como ferramenta de trabalho facilitando a sua vida no dia-a-dia, mas no entanto a parte mais desvantajosa no mundo da informática a todos os níveis é que acabamos por nos submeter ao computador de uma maneira irreversível.
Todas as empresas necessitam de se informatizar para se manter no mercado de trabalho e acompanhar as tecnologias, o computador veio para inovar e facilitar a vida das empresas. Actualmente nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da informática, é através dela, que tudo é resolvido. O mundo está informatizado, A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação, ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.
O computador permite estabelecer interligações em actividades consideradas anteriormente dissociadas tais como os jogos electrónicos e a televisão. Podemos dizer, que no futuro o computador influenciará a maneira de agir e de pensar da sociedade. Este veio modificar, a noção que as pessoas têm de si próprias, umas das outras e da sua relação com o mundo, o computador desafia a nossa própria noção de pensamento. O computador desperta nas pessoas os mais variados tipos de reacções. Alguns adultos, principalmente aqueles que nunca ou raramente o utilizam, vêem-no com cepticismo, receio, desconfiança e como um potencial inimigo. A reacção dos jovens face ao computador é totalmente diferente. Estes vêem-no com curiosidade, naturalidade e com grande entusiasmo. Os jovens têm o seu primeiro contacto com o computador geralmente através dos jogos, surgindo a normal curiosidade acerca do seu funcionamento interno e o seu interesse pela programação.
Muitos empresários usam o computador como ferramenta de trabalho facilitando a sua vida no dia-a-dia, mas no entanto a parte mais desvantajosa no mundo da informática a todos os níveis é que acabamos por nos submeter ao computador de uma maneira irreversível.
Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos (em casa, na escola, no trabalho, etc.). É muito difícil pensar em mudanças, em transformações, inovações numa empresa sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.
Com tudo isto, quem ficou a lucrar com toda esta procura massiva de tecnologia foi o sector informático, tanto ao nível das empresas que já existiam, ao surgimento de outras, assim como profissões que apareceram nesta área específica.